Monday, June 9, 2014

MOOCs



Você já ouviu falar em MOOC? MOOC significa Massive Open Online Course. Em outras palavras, é um curso online gratuito e aberto, ou seja, sem pré-requisitos para participação e oferecido para um grande número de pessoas (por isso é chamado de "massivo").

 Os MOOCs são um fenômeno mundial e têm crescido em número a cada ano.  De acordo com o New York Times, 2012 foi considerado o ano dos MOOCs.  Sua vocação é democratizar o conhecimento e disponibilizá-lo para quem quiser aprender. O aluno de um MOOC precisa ser disciplinado, autônomo e estar motivado para aprender porque, em muitos casos, os cursos não tem um professor e todo o conhecimento é adquirido pelas redes colaborativas que se desenvolvem no decorrer do curso, ou seja, existe muita troca de conhecimento e informação entre os seus participantes por meio de interação e tarefas propostas.  Os tópicos dos cursos são bem variados e muitos deles são ligados a programas universitários de instituições tradicionais e conhecidas mundialmente, como Harvard, Yale e MIT.
Os MOOCs têm sido levados tão a sério que, hoje em dia, muitos deles oferecem até certificação. Aqui está uma lista de sites onde você pode encontrar vários cursos gratuitos:
edX
Coursera
Udacity
E temos uma versão brasileira também:
Veduca

Quem sabe você não encontra um curso sob medida para as suas necessidades atuais ou sobre algum tema que sempre te interessou?



No comments:

Post a Comment